NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
1
8/2017

Sead lança sistema para monitorar compras públicas

Novidade ajuda a encontrar oportunidades por estado ou município para a aquisição de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil.

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou no dia 20 de julho o Sistema Oportunidades, ferramenta de monitoramento das chamadas públicas abertas em todo o País no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); das compras públicas federais; e de programas de compras estaduais e municipais. A iniciativa conta com a parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O sistema está disponível no site da Sead e a pesquisa é pública. Por meio da ferramenta, é possível encontrar as oportunidades por estado e/ou município para a aquisição de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil.

“A comercialização compõe o sétimo eixo do Plano Safra 2017/2020 e está entre as prioridades da Sead para este ano. E o sistema vem ao encontro com o nosso objetivo: alinhar melhor a demanda com a oferta, ampliando as oportunidades no âmbito das compras públicas e fazendo com que as organizações da agricultura familiar conheçam o que está sendo demandando por meio dos editais”, explica o secretário da pasta, José Ricardo Roseno.

O projeto é uma iniciativa da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF/Sead), responsável pelo monitoramento diário das chamadas. Junto com a rede de agentes institucionais, a equipe da subsecretaria realiza um mapeamento online das oportunidades, organiza as informações necessárias dos editais e promove a publicidade na plataforma web.

Nas últimas três semanas, o sistema passou por uma fase de testes experimentais. No período, a ferramenta conseguiu mapear 240 chamadas públicas em todo o Brasil, com destaque para 65 editais no Rio Grande do Sul, 45 em Minas Gerais e 28 em São Paulo. Acesse essas oportunidades e as em outros estados pela página Sistema Oportunidades.

A ferramenta também conta com a ajuda da sociedade civil para o mapeamento das chamadas. As oportunidades podem ser enviadas para os e-mails agricultura.familiar@mda.gov.br ou pnaechamadapublica@fnde.gov.br.

Também é possível saber das novidades sobre agricultura familiar pelo WhatsApp Oportunidades, enviando e recebendo editais de chamadas públicas. Para participar, é preciso enviar uma mensagem de texto para o número (61) 99308-0388.

Fonte: Sead