NewsletterInstagramTwitter Facebook

Publicado em:
9
11/2017

A importância dos adubos orgânicos para o solo e as plantas

Humus de minhoca, calcário de conchas, esterco, compostos de lixo doméstico e vinagre de madeira são algumas das variedades disponíveis para a agricultura e a jardinagem.

Há diversos tipos de adubos orgânicos que melhoram consideravelmente as características físicas e biológicas do solo.
Conheça alguns deles, as principais características e seus benefícios.

Humus de Minhoca: é o resultado da decomposição da matéria orgânica digerida pelas minhocas. É a forma mais decomposta de matéria orgânica, o que facilita a sua degradação por micro-organismos do solo e a liberação de nutrientes. Possui bons teores de macronutrientes, como nitrogênio, potássio, fósforo, enxofre, cálcio e magnésio, e micronutrientes, entre eles cobre, molibdênio, zinco, ferro e cloro. Além disso, ele antecipa e prolonga os períodos de florada e frutificação das plantas.

Farinha de Ossos: proveniente de ossos bovinos incinerados a mais de 500 graus de temperatura. As cinzas são moídas após o seu resfriamento. É rico em fósforo e cálcio, essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. Trata-se do principal fertilizante orgânico fonte de fósforo, elemento absorvido pelas raízes das plantas e determinante para o aumento da produtividade.

Calcário de Conchas: são rochas sedimentares com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio. O calcário aglomerado formado na natureza por conchas e fragmentos de conchas é chamado calcário de conchas ou conquífero. Na agricultura orgânica, ele é utilizado para corrigir a acidez do solo. A aplicação do calcário, que fornece cálcio e magnésio, indispensáveis para a nutrição das plantas, permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e o aumento substancial da capacidade produtiva da terra.

Estercos de origem animal: é o material orgânico em avançado estado de decomposição que provém de excrementos de animais. Os estercos têm alto potencial fertilizante, podendo substituir a adubação química e contribuir significativamente para o aumento da produtividade das culturas. Os estercos bovino, de galinha e de porco estão entre os adubos orgânicos de origem animal mais utilizados.

Compostos de Lixo Doméstico: produto final do processo de compostagem do lixo doméstico, um processo natural de transformação da matéria orgânica do lixo em compostos mais simples que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. É realizada pelos próprios micro-organismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. Eles vão descompor e estabilizar os compostos constituintes dos materiais liberando dióxido de carbono e vapor de água.

Extrato Pirolenhoso ou vinagre de madeira: extraído da queima da madeira. Originário do Japão, é um líquido resultante da condensação da fumaça composto por mais de 200 substâncias que interagem entre si. É condicionador do solo, bioestimulante vegetal, indutor de enraizamento e repelente de insetos.

Fonte: Primeira Página, com Blog Mundo Horta