Notícias


Publicado em:
7
11/2018

Encontro em Foz do Iguaçu aborda benefícios da agroecologia para o produtor rural

Vantagens e desafios do setor, que tem potencial para crescer 30% ao ano no Brasil, serão discutidos até dia 9 de novembro.



Metatags: Itaipu Binacional, Agroecologia, Foz do Iguaçu, Orgânicos, Seminário

A produção agroecológica, sem o uso de agrotóxicos e utilizando de forma sustentável a água e o solo, tem potencial para crescer cerca de 30% ao ano no Brasil, mas ainda enfrenta desafios. Entre eles, a resistência dos próprios produtores à dispensa do uso de pesticidas, a necessidade de ampliar o escoamento e a disponibilidade ao consumidor.

Para tratar sobre esses e outros assuntos relacionados ao tema, cerca de 500 pessoas participam até dia 9 de novembro do 3º Paraná Agroecológico, no Cineteatro dos Barrageiros, nas dependências da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento, realizado pela primeira vez em Foz do Iguaçu, discute a potencialidade da agroecologia como fonte de renda e os entraves a este tipo produção, que pode ser uma alternativa viável de renda ao agricultor. O encontro reúne produtores, empresários, estudantes e técnicos do setor. O debate sobre a agroecologia está presente em dezenas de palestras, oficinas temáticas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e rodas de diálogo.

Segundo Ronaldo Juliano Pavlak, do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu, o objetivo do evento é estreitar o vínculo entre produtor e consumidor, mostrando os benefícios da agroecologia: segurança alimentar, ambiental, econômica e qualidade de vida.

Na região Oeste do Paraná, a Itaipu tem atuado para ampliar a comercialização dos produtos agroecológicos, com o estímulo à venda em feiras, galpões, entre outros. Um exemplo é a construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu, espaço que terá uma área destinada às vendas de produtos orgânicos e agroecológicos. Em setembro, a Itaipu assinou a ordem de serviço para a segunda fase das obras do mercado.

O Paraná Agroecológico é um evento promovido por 23 instituições ligadas à agricultura e ao meio ambiente. Por ser tão ampla, a programação foi dividida em cinco eixos – pesquisa, organização dos agricultores e consumidores, formação e capacitação, comercialização e legislação.

Fonte: Primeira Página, com informações da Itaipu Binacional - Fotos: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional


Últimas notícias

ONG cria projeto de hortas orgânicas

É Com Amor conta com 300 participantes, que já plantaram 23 hortas orgânicas em praças, escolas e centros de atendimento social.
Leia Mais

Dicas para obter sucesso no comércio online na Black Friday

É importante entender que o consumidor busca uma experiência personalizada, que abrange conteúdo e interações nos canais de comunicação do varejo.
Leia Mais

Cultivo de algodão agroecológico volta a ser incentivado no semiárido brasileiro

ONG Diaconia e Instituto C&A trabalham em conjunto com organizações locais para o desenvolvimento da produção
Leia Mais