Motivada pela Indústria 4.0 e seu principal pilar – Internet das Coisas (IoT) – a Associação Brasileira da Internet das Coisas (Abinc) criou um Comitê de Manufatura, no qual agrupou diferentes segmentos industriais do Brasil, com foco em apresentar o potencial das transformações digitais na manufatura e fomentar a adoção pelas empresas brasileiras de todos os portes. A ideia é que nenhuma companhia fique desconectada das cadeias globais de fornecimento.
Com isso, a entidade busca proporcionar um salto em produtividade e eficiência na manufatura nacional, visto que no Brasil esse tipo de inovação ainda é tímido. A saber, o País ocupa a 17ª posição no estudo sobre a competitividade da Indústria 4.0, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no qual foram avaliados critérios como a disponibilidade e custo de mão de obra, infraestrutura e logística, tecnologia e inovação, além do peso dos tributos.
O Comitê está engajado no desenvolvimento de frameworks sobre Indústria 4.0 e Internet das Coisas com o intuito de facilitar o entendimento e a implantação de tecnologias 4.0, juntamente com a divulgação de casos reais e a elaboração de road maps para identificação no nível de maturidade das organizações brasileiras sobre o conceito e aplicações da tecnologia em questão. Além disso, também contempla o desenvolvimento de test beds (ambientes para implantação de tecnologias 4.0), em conjunto com entidades de pesquisa.
Para Mauricio Finotti, coordenador do Comitê de Manufatura da Abinc, a conexão dos processos nas operações industriais garante a gestão eficaz de ativos, controles de processos com maior exatidão, dados de equipamentos para manutenção e geração de milhões de dados constantemente para análises e melhorias operacionais.
“A conexão da IoT gera oportunidades inéditas e cria um grande círculo de valor agregado aos produtos e serviços que dela se utilizam. Essa integração, não só interna como externa à indústria, é a base da IoT na Indústria 4.0”, afirma.
Leia também:Artigo: Desafios do Varejo que a Indústria 4.0 está resolvendo
Últimas notícias